
Compreender o conceito de “Mensagens e Correntes” e sua relevância.
Reconhecer os diferentes tipos de correntes que podem chegar até o aluno, sendo ela positiva ou negativa.
Desenvolver a capacidade de decidir se vale a pena repassar uma corrente ou não.
Inicie a aula projetando o Slide 2. Pergunte: Você sabe o que é uma corrente? Vocês já receberam uma? Chame os alunos para responderem.
Conduza os alunos a definirem que correntes são mensagens que enviamos uns aos outros com algum conteúdo que deve ser repassado.
Diga, hoje nós vamos falar sobre as correntes que nós recebemos.
Divida os alunos em até 7 grupos. Cada grupo terá uma ou mais cores correspondentes (a depender do número de grupos, pois são 7 cores, 2 mensanges por cor).
Nesta atividade, você pode escolher: 1) levar os alunos para outro ambiente, esconder as mensagens do material, e pedir para os grupos acharem aquelas da sua cor correspondente; 2) Esconder as mensagens na própria sala, e realizar o mesmo processo anterior; 3) Apenar embaralhar as mensagens em cima da sua mesa, e pedir para os grupos pegarem as mensagens da sua cor correspondente. (Slide 3)
Após os grupos encontrarem suas mensagens correspondentes, peça para que se reúnam a discutam o seguinte: (Slide 4)
Você repassaria essa mensagem? Por que?
Em seguida, peça para cada grupo ler em voz alta suas mensagem e dizer se repassariam ou não..
Conduza os alunos com as seguintes perguntas:
Será que essa mensagem é verdadeira?
Essa mensagem carrega algum benefício?
O que vocês fariam se realmente recebessem essa mensagem?
Materiais Necessários:
Convide os grupos a pensarem:
O que as mensagens tinham em comum?
Peça para os alunos lhe ajudarem a dividir as mensagens em 4 categorias (Slide 4). Algumas mensagens podem pertencer a mais de uma caterogoria, mas o objetivo é fazer com que os alunos possam identificar o objetivo por trás de cada mensagem. Registre as respostas no quadro.
Aproveite as respostas e categorização para fechar com a seguinte pergunta:
- Por que alguém enviaria uma corrente para causar medo ou pânico?
- Algumas pessoas, infelizmente, criam correntes de medo apenas para se divertir.
- Porém, isso pode acabar levando ao pânico de outras pessoas.
- Algumas correntes podem ajudar outras pessoas, levando informação ou até doações (sangue, alimentos e etc)
Ao finalizarem as atividades, retome os aprendizados mais importantes desta aula (Slide 9). Utilize os comentários abaixo para abordar os 3 primeiros pontos do Slide 6. Em itálico encontram-se alguns comentários que o educador pode adicionar.
- 1) Precisamos parar e pensar: Essa mensagem me deixa com medo? Ela poderia chocar os outros? O conteúdo dela é verdadeiro? Ela irá beneficiar alguém? Ela tem boas informações? Lembre-se do efeito que essa mensagem poderá trazer aos outros.. ele será benéfico ou não?
- 2) Cabe a você decidir se deseja transmitir uma mensagem. Ninguém tem o direito de te obrigar a isso. Se você não se sentir confortável, não transmita. Dessa forma, você não está apenas protegendo a si mesmo, mas também aos outros. Fale com alguém em quem confie, se não estiver certo, tiver medo ou estiver preocupado.